Clássicas, atemporais e versáteis, as cômodas são conhecidas por reunir gavetas generosas e combinar com diferentes estilos de projetos. Contudo, você sabia que elas também podem levar estilo e elegância para outros ambientes da casa? Halls de entrada e closets são mais alguns lugares que esse móvel pode estar organizando diferentes itens.
“As cômodas são peças que cruzaram gerações e possuem um lugar especial no que diz respeito à memória afetiva”, reflete a arquiteta Patricia Penna, responsável pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design. Porém, mesmo que o móvel possua um lugar irretocável na história de nossa arquitetura, ainda é possível incluir a peça em ambientes modernos e inovar através do design das alternativas escolhidas.
“Por serem multifuncionais, elas ganharam diferentes desenhos, com formas orgânicas e materiais que agregam texturas e novos acabamentos em sua composição”, acrescenta a profissional.
A seguir, Patricia Penna comprova a pluralidade do móvel através de ambientes diferentes onde é possível incluir as cômodas com o máximo de eficiência e protagonismo.
No hall de entrada
Dando as boas-vindas aos moradores e visitantes, a peça inserida no hall, além de conferir um charme especial, possibilita a armazenagem daqueles itens de saída, como guarda-chuvas ou até mesmo incluir uma sapateira.

Sobre a cômoda, podem ser dispostos objetos de decoração, plantas, ou mesmo deixar uma bandeja para álcool-gel ou quaisquer outros elementos que componham com a estética do ambiente e com o dia a dia dos moradores.
Aliada na organização do closet

Como as cômodas podem possuir amplas gavetas, elas se tornam móveis indispensáveis para quem busca organização e praticidade, sendo um curinga nos closets, oferecendo possibilidades diversas de armazenagem – de acessórios às peças de roupa.
Compondo com o dormitório

A cômoda pode ser locada nas laterais de camas, sofás ou noutro lugar do quarto, servindo de apoio para um canto de leitura, por exemplo. “É interessante como a cômoda, por si só, é capaz de delimitar um setor, criando um ambiente polivalente”, destaca Patricia Penna, que já usou o artifício em vários de seus projetos.

Substituindo a mesa de cabeceira
A cômoda ganhou, nas últimas décadas, destaque como possível substituta à mesa de cabeceira fora do convencional. Aqui, ela foi proposta como uma grande aliada na armazenagem de acessórios e objetos, numa equilibrada composição onde a assimetria entre os lados da cama, é o charme!

Apoio para o quarto de hóspedes
Quem adora receber visitas em casa, pode dispor uma cômoda no quarto de hóspedes para que os visitantes consigam organizar seus itens durante a estadia. O móvel ocupa menos espaço que um guarda-roupa, além de ser uma opção mais prática e confortável para que os hóspedes não precisem manusear ou procurar peças de roupa direto da bagagem.






