Existem cidades e bairros que conquistam o coração desde a primeira visita e morar neles é uma experiência única que ganha novos contornos quando o projeto arquitetônico entra em sincronia com a essência do logradouro e do morador. Foi exatamente nessa energia vibrante de efervescência cultural, boêmia e vida noturna, atributos que marcam o bairro da Vila Madalena, em São Paulo, que a arquiteta Daniela Funari desenvolveu o projeto de interiores para um jovem que adora receber seus amigos.
Com 132m², o apartamento mescla acolhimento e leveza em uma produção que evoca uma arquitetura contemporânea conectada com a essência natural dos elementos aplicados e a vida urbana de uma grande metrópole.
Integração completa e living descontraído
Um dos pontos de partida do projeto foi promover a integração entre todo o setor social, não isolando nenhuma área. “A sala de estar, jantar e a varanda conversam entre si, criando um apartamento fluido”, explica a profissional que completou esse olhar por meio da disposição do mobiliário que, através do layout do projeto, favoreceu a circulação entre os setores.

Com um estar cheio de estilo e energia, Daniela destaca a aplicação das cores, apontando na sala de estar a combinação do azul avistado no generoso sofá modular de suede, a madeira que predomina no piso e o tom do cimento queimado presente no pé-direito duplo.

Próximo ao estar, a parede de pedras naturais é o ponto onde se localiza a TV e a lareira tradicional – abastecida com a combustão da madeira –, e revestida em suas bordas interiores com o granito São Gabriel escovado.
“Essa opção é interessante, pois além de resistir ao calor, seu acabamento chama atenção e é de fácil manutenção”, argumenta a arquiteta.

“É um espaço que une três grandes características: ele é prático, eficiente e pronto para receber!”, conclui a arquiteta sobre o living.
A importância da luz natural e da iluminação bem planejada
Aproveitando a profusa luz natural que adentra as portas de vidro da varanda, todos os materiais e as cores definidas por Daniela foram trazidas com o intuito de valorizar o projeto.

“Além disso, como a iluminação também contribui para a sensação de amplitude de espaço, o living tornou-se ainda mais acolhedor e receptivo e se beneficia com o verde da paisagem externa”, expõe.

O mezanino que acomoda a suíte

Com o pé-direito duplo do apartamento no estilo loft, o projeto conta com o mezanino onde foi instalado o dormitório do morador. Para o acesso ao segundo andar, a profissional fez questão de tornar a escada um elemento que não passa despercebido: composta por dois lances e um patamar, ela garantiu a continuidade do piso de madeira ao incorporar o material para os degraus da estrutura metálica.
Com uma pegada mais masculina, no dormitório predominou a ideia de um décor mais neutro e funcional. Minimalista, ao invés de uma TV, o morador preferiu a combinação da poltrona e luminária de piso.

A exuberância do banheiro fez por merecer a instalação do vidro que permite sua transparência para a visão do dormitório, a começar pela parede revestida com seixos pretos que deixam o banho de chuveiro e a banheira de imersão ainda mais relaxantes e contemplativos.
O granito preto Via Láctea, que constituiu a bancada com as duas cubas esculpidas, também revestiu os nichos embutidos nas paredes.

Daniela Funari Arquitetura
(11) 95500-0293
@danielafunariarquitetura
Av. Ordem e Progresso, Nº 157, CJ. 1104, São Paulo, SP





