Enfeitedecora
As moscas são guiadas por odores de alimentos expostos, resíduos orgânicos e umidade. Segundo a bióloga Mariana Lopes, o olfato aguçado delas detecta fontes de alimento a metros de distância.
Manjericão, hortelã e alecrim liberam aromas que repelentes naturais. Ricardo Fernandes, especialista em pragas, recomenda vasos estratégicos na cozinha para criar uma barreira olfativa.
Alimentos sempre armazenados, superfícies limpas e lixeira tampada são essenciais. Migalhas e restos de comida são convites para infestações.
Lave-a regularmente com água e vinagre, troque o saco diariamente e evite acúmulo de resíduos. "A limpeza impede ovos e larvas", reforça Mariana Lopes.
Superfícies secas, panos de prato sem excesso de água e pias drenadas reduzem o apelo para moscas, que adoram ambientes úmidos.
Telas em janelas e portas fechadas no fim da tarde bloqueiam a entrada. Ventiladores próximos à mesa de jantar dificultam o voo dos insetos.
Cascas de limão ou laranja com cravos-da-índia afastam moscas. O aroma cítrico é intolerável para elas, segundo Ricardo Fernandes.
Inspeções diárias, limpeza rápida de respingos e atenção a frutas maduras evitam surpresas. "Prevenção é a chave para ambientes protegidos", conclui Mariana Lopes.