Na segunda quinzena de dezembro, o Senac EAD ofertará inscrições para três novas opções de cursos de extensão universitária, focados na área de Design de Interiores: Biofilia para Interiores, Sustentabilidade para projetos de interiores, Modelos de Simulação em Iluminação utilizando o Software Dialux e Portfólio para interiores: da concepção à apresentação.
As aulas terão início em março de 2025 e os títulos estão alinhados com as principais demandas do setor, proporcionando aos profissionais e estudantes a oportunidade de atualizarem os conhecimentos na área, com foco em projetos envolvendo sustentabilidade.
Conforme aponta Ludmila Raciunas, docente do curso de extensão Biofilia para Interiores e do Tecnólogo em Design de Interiores do Senac EAD, o trabalho do profissional de design de interiores registrou, desde a pandemia de Covid-19, várias transformações, principalmente em relação ao crescimento na procura por projetos mais sustentáveis.
“A procura por elementos biofílicos, como jardins verticais e plantas internas, tem ganhado destaque, promovendo a busca por reconexão com a natureza e melhorando o bem-estar dos usuários. Ao mesmo tempo, os projetos estão mais focados na durabilidade, adaptabilidade e na redução de impactos ao longo do ciclo de vida dos materiais, com a escolha priorizando opções recicláveis, renováveis e com certificações ambientais”, diz.
Sobre este último ponto, Ludmila acredita que os profissionais têm, inclusive, assumido um papel importante na conscientização dos clientes em relação aos benefícios ambientais e econômicos das escolhas de materiais usados nos projetos. “Os clientes que buscam projetos sustentáveis priorizam materiais ecológicos, tais como madeira certificada, tintas de baixa emissão de gases poluentes e itens reciclados, além de soluções que maximizem a eficiência energética e o uso de recursos naturais – como iluminação e ventilação naturais e sistemas de reaproveitamento de água”, afirma.
Com relação ao curso Biofilia para Interiores, em particular, a docente explica que o design biofílico é uma vertente do design de interiores que estuda formas de reconectar os seres humanos à natureza em ambientes construídos – o que pode ser alcançado através da incorporação de formas inspiradas na natureza, conexões visuais com ambientes externos e utilização de cores e materiais naturais nos projetos.
“Essas estratégias ajudam a criar espaços mais saudáveis, inspiradores e sustentáveis, favorecendo a qualidade de vida dos ocupantes. No curso Biofilia para Interiores do Senac EAD, apresentamos o conceito e as principais ferramentas utilizadas no design biofílico, de modo que os profissionais possam aplicar estes princípios de forma eficaz em diferentes tipos de projetos”, comenta.
Oportunidades do ensino à distância
Além do curso citado, serão ofertados mais três títulos: Sustentabilidade para projetos de interiores, Modelos de Simulação em Iluminação utilizando o Software Dialux e Portfólio para interiores: da concepção à apresentação. As aulas serão realizadas na modalidade EAD, contudo, os encontros serão realizados ao vivo, a fim de atender à alta demanda por opções educacionais que combinem flexibilidade e interatividade.
A possibilidade de acessar conteúdos atualizados e interagir com professores e colegas em tempo real permite que os estudantes adaptem sua formação às suas rotinas de trabalho, independentemente de onde estiverem. Na avaliação de Ludmila, o formato on-line ao vivo incentiva o networking profissional e promove a aplicação prática dos conhecimentos, essencial em um campo dinâmico como o design de interiores.
“Para profissionais que buscam acompanhar tendências, tecnologias e práticas sustentáveis, os cursos on-line ao vivo podem ser uma solução eficiente e acessível para manter-se atualizado perante o mercado de trabalho”, conclui. Portanto, se você é profissional da área ou está cursando uma graduação em Design de Interiores, aproveite para se inscrever no site da instituição e garantir sua vaga na próxima turma, que começa em março. No portal é possível, ainda, verificar mais detalhes sobre cada curso e as opções de pagamento.
Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.