Nesta seleção, apresentamos cinco empreendedoras que se destacam por suas trajetórias inspiradoras e por seus projetos que têm impactado a indústria, redefinindo o design nacional e abrindo novas possibilidades para o mercado. São elas: Tatiana Amorim e Ticiana Villas Boas, sócias fundadoras da +55design; Paloma Danemberg, CEO e curadora do AD Studio; Lissa Carmona, CEO e fundadora da ETEL e Rizza Bonfim, artista plástica. Confira:
Tatiana Amorim e Ticiana Villas Boas | sócias-fundadoras da +55design
Ticiana Villas Boas é jornalista de formação e carreira, cuja paixão pelo design e arte popular brasileira a levou a transformar um hobby em um ofício. Com uma trajetória de quinze anos como apresentadora e repórter de TV em grandes emissoras como SBT e Band, Ticiana é movida pelo desejo de ouvir e contar histórias. Para ela, cada móvel ou objeto na +55design carrega significados profundos e sonhos, refletindo sua busca por conexões autênticas entre as pessoas e o design.
Tatiana Amorim, por sua vez, é designer de interiores e atua na direção comercial de empresas do setor desde 1998. Formada em decoração pela Escola Baiana de Decoração (EBADE) e em Design de Interiores pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tatiana tem como propósito proporcionar produtos que unam significado, origem e funcionalidade. Sua paixão pelo design brasileiro é evidente, e ela vê a +55design como a realização de um sonho que celebra a riqueza e a diversidade do nosso patrimônio cultural.
Juntas, Ticiana e Tatiana fundaram a +55design, uma marca de mobiliário reconhecida nacionalmente por suas criações exclusivas com assinaturas 100% brasileiras. Com a missão de criar peças que não apenas embelezam os espaços, mas também contam histórias e refletem a essência do design brasileiro, as duas amigas de infância estão à frente da marca desde junho de 2020.
Paloma Danemberg | CEO e curadora do AD Studio
A carioca Paloma Danemberg é empresária e curadora do AD.STUDIO, loja de móveis e objetos europeus antigos fundada em 2016 com a proposta inédita de desmistificar de maneira inteligente a cultura do antiquariato para uma nova geração. Paloma é expert em garimpo, restauro e upcyling, os três principais pilares oferecidos pelo AD.STUDIO.
A curadora realiza, desde pequena, viagens com seu pai, o antiquário Arnaldo Danemberg, em busca de relíquias e peças cheias de história. Em cada viagem, percorre dirigindo um caminhão, mais de 50 horas nas estradas da Europa, passando por pelo menos 15 cidades e outros vilarejos. As peças escolhidas a dedo, são despachadas por meio de um container para o Brasil, onde são cuidadosamente restauradas, catalogadas e preparadas para serem vendidas na loja. Todas acompanham certificado de autenticidade e são um diferencial de seu acervo.
Recentemente lançou a série “A Colecionadora de Histórias”, que narra sua última viagem de garimpo pela França, passando por cidades como Bordeaux, Rouen e Paris. Além de contextualizar as histórias por trás dos objetos garimpados e dos locais escolhidos para o garimpo, ela também aborda a trajetória familiar no negócio e como é ser mulher em um ambiente majoritariamente masculino.
Lissa Carmona | CEO e curadora da ETEL
Lissa Carmona, CEO e curadora da ETEL, embaixadora do Instituto Bardi e fundadora da Casa Zalszupin, está à frente do legado de preservação das casas históricas, através da valorização do design brasileiro e da curadoria de peças desenvolvidas em parceria com grandes nomes deste universo.
A curadora e CEO da ETEL, galeria e marcenaria de alta costura de peças de mobiliário mais icônicas do design brasileiro moderno e contemporâneo de nomes como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, entre outros. Com foco voltado à pesquisa e preservação da história do design brasileiro, contribui para fazer a companhia pioneira na preservação da história e desenvolvimento da metodologia de reedição de peças. Graças a sua dedicação e excelência, ETEL hoje reedita peças dos mais importantes designers brasileiros modernistas e contemporâneos. Isso a torna embaixadora do design brasileiro no mundo.
Hoje em dia, com mais de 25 anos de carreira, ela coleciona notáveis artigos e publicações especializadas em design brasileiro, publicadas nacional e internacionalmente, e o mais importante, responsável pela Casa Zalszupin, a casa museu projetada pelo arquiteto e designer modernista, local onde ele viveu por quase 60 anos e se encontra totalmente preservada, abrigando grandes exposições.
Rizza Bonfim | Artista plástica
Natural de Belo Horizonte e residente da capital paulista, Rizza Bomfim é uma artista plástica que se inspira na articulação das diferentes vibrações do ambiente para o desenvolvimento de suas obras. Seja através da frequência emitida pelas cores, luzes, sons e geometria ou através das relações energéticas e interpessoais, os interesses de seus projetos são diluídos em diferentes linguagens, que vão da fotografia à instalação.
Na contramão dos padrões pré-estabelecidos, Rizza — mulher independente em um ambiente majoritariamente masculino, produz instalações em escala arquitetônicas, ocupando espaços internos ou urbanos, sobretudo em locais da iniciativa privada, explorando cenários convencionais do dia-a-dia, como shoppings, em que geralmente não associamos o encontro entre as pessoas que frequentam esses espaços e a arte.
Sua personalidade curiosa e sua capacidade autodidata contribuíram para que seguisse uma forma de estudo não convencional, permitindo que aprimore constantemente seus conhecimentos em diversos segmentos e construa uma base sólida voltada para a arte. A partir de uma visão ampla em negócios e outros temas, Rizza consegue produzir suas instalações em grande escala em um curto espaço de tempo.
Além das pesquisas frequentes e o desenvolvimento de novas técnicas e processos em sua rotina, Rizza utiliza ainda de sua Casa Ateliê para promover grupos de estudo, leitura e encontros de artistas, promovendo discussões aprofundadas de temas como: “O Caibalion” e “Espaço, Tempo e Luz na Idade Média”, por exemplo. Em 2021, realizou uma instalação imersiva na Zipper Galeria como artista convidada e, logo depois, passou a integrar o time de artistas representados pela galeria.