A mudança de um apartamento para uma nova casa que pudesse abrigar toda família e seu mais novo membro que acabara de nascer, foi a premissa para o projeto da Casa Dante, assinado pelo escritório BLOCO Arquitetos. Localizada em um bairro chamado Lago Sul, a casa foi a primeira construção finalizada em um novo condomínio que fica próximo a uma das principais pontes de acesso ao centro da cidade.
Arquitetos e clientes trabalharam juntos no processo de escolha do terreno, que fica situado no último lote da rua. Sua localização privilegiada, sem lote vizinho no limite norte, foi um aspecto primordial para sua escolha e para a posterior implantação da casa.
O leve declive original do terreno direcionou a implantação da casa em seu nível “médio”. Isso permitiu que todos os espaços internos estivessem em sua maior parte, em um único nível, conectados à rua por meio de uma rampa. Desta forma, a casa fica “aflorada” em um dos lados do lote e semienterrada do outro.
A casa é térrea e possui uma planta em formato de “L”, com acessibilidade plena em todos os ambientes internos, atendendo ao pedido dos moradores, que têm filhos pequenos. Essa configuração criou uma espécie de pátio voltado para o lado “sem vizinho”, onde existe uma área de vegetação do condomínio. Esse pátio se conforme por um grande gramado com árvores frutíferas e piscina, transformando-se no espaço onde as crianças podem brincar ao ar-livre, próximas à natureza.
Outro desejo da família era que a casa fosse construída com materiais naturais, como pedra e madeira. Por sugestão dos arquitetos, o concreto aparente da estrutura foi adicionado a essa combinação de materiais.
A cobertura em concreto aparente, composta por uma sequência de vigas paralelas que formam o conjunto estrutural, apoia lajes em diferentes níveis sobre a área social e de serviço, deixando frestas para entrada de iluminação e ventilação natural.
Cada cômodo foi projetado de acordo com as necessidades da família, que é apaixonada por arte, desenho e arquitetura. Enquanto as crianças desejavam redes na varanda de cada quarto – todos voltados para o grande pátio, assim como a sala – o casal buscava uma sauna e uma adega, que foram incluídas no projeto.
A integração entre os ambientes foi uma prioridade, como forma de se manter a rotina e o contato entre os moradores. Uma grande mesa de concreto que começa na cozinha, tornou-se o principal elemento da área de convívio, unindo as funções de mesa de jantar, mesa de estudos dos filhos e mesa de apoio da cozinha em uma só peça.
O acesso aos quartos é feito por um corredor sob uma grande claraboia – um espaço sem janelas, mas que, ainda assim, recebe iluminação natural zenital (vinda de cima), assim como outros ambientes da casa.
O paisagismo privilegiou plantas nativas da região e outras com baixa necessidade de água, que se adaptam com facilidade ao bioma do cerrado.
—
Ficha Técnica:
Projeto: Casa Dante
Arquitetura: BLOCO Arquitetos – Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
Coordenação: Julia Huff
Colaboração: Pedro Souza
Estruturas de concreto: André Torres
Iluminação: Light Design
Construção: Grid Engenharia
Local: Largo Sul – Brasília (DF)
Área: 400 m²
Ano: 2023
Fotos: Joana França
Sobre BLOCO Arquitetos:
O BLOCO Arquitetos foi fundado em Brasília por Daniel Mangabeira (UnB, 1999), Henrique Coutinho (UnB, 1997) e Matheus Seco (UnB, 1999). Os três dirigem uma equipe de arquitetxs com formações, experiências e interesses diversos. A maior parte dos projetos são apresentados através de fotografias de obras construídas, o que reflete a larga experiência do escritório na materialização de projetos de diferentes escalas e programas, desde casas e edifícios a interiores e instalações temporárias.
Os projetos do BLOCO têm relação direta com condicionantes específicos que podem ir desde a topografia e orientação solar de um terreno ao orçamento e mão-de-obra disponíveis. Os limites impostos por cada programa são encarados como oportunidades de criação. Acima de tudo, o escritório considera que cada projeto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação de seu contexto.
Os arquitetos do BLOCO administram a conta Brasília Moderna, uma coletânea de fotos e descrições de edifícios construídos entre as décadas de 1960 e 1980 que foram projetados por arquitetos da primeira geração de profissionais que trabalharam na cidade. A iniciativa tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação e manutenção deste importante acervo. Tais obras são fonte de aprendizado e inspiração para o nosso trabalho.
O BLOCO Arquitetos também é um dos membros fundadores do Atelier Piloto. A intenção do coletivo é promover a interação entre estudantes, profissionais e escolas por meio da organização de palestras e oficinas de projeto que promovam o trabalho colaborativo com um objetivo comum: refletir sobre arquitetura e pensar a cidade.