Uma inspiração nas alturas. Essa foi a premissa do desafio proposto ao arquiteto e empresário Quintino Facci pela Greystar, incorporadora e gestora imobiliária global, ao convidá-lo para fazer a curadoria de móveis e objetos para um dos apartamentos do Ayra Pinheiros, primeiro empreendimento da empresa no Brasil.
A unidade escolhida foi uma das penthouses do edifício, com 164 m². A ideia era decorá-la de forma a traduzir o lifestyle da marca Ayra, aproveitando ao máximo o espaço que já contava com marcenaria e eletrodomésticos – assim como todos os apartamentos do empreendimento -, além de design elegante, terraço espaçoso e uma vista deslumbrante da cidade.
Quintino convidou para apoiá-lo na missão a colega Amanda Ferber, também arquiteta e moradora do Ayra. “Nossa missão era trabalhar uma planta que fosse funcional e que atendesse o estilo do cliente, o morador de Pinheiros”, conta Facci.
Desde o início, eles buscaram marcas com as quais já tinham uma boa relação e que topassem participar do projeto, e que deveriam ter mobiliário e objetos em seu acervo para pronta entrega para figurarem durante o período de exposição do decorado. E opções cujas proporções, cores e estilos ainda se encaixassem na proposta.
“Não podíamos planejar do zero, então o layout já ditava um pouco o que poderia ser usado, como também havia o ‘mood’ da unidade, que seguia a proposta do Ayra, trazendo um conceito mais urbano, jovial e descolado”, explica Amanda. Os arquitetos tiveram de partir de uma nova concepção de tons, definida na paleta aplicada à penthouse.
Composição com parceiros
No projeto, o living, a sala de jantar e as três suítes (incluindo a suíte master) receberam produtos das marcas Grecco e Carbono Design, tais como sofá, camas e mesas de cabeceira. Os tapetes utilizados no apartamento foram da By Kamy. “A ideia era usar tons claros e texturas confortáveis para trazer aconchego ao ambiente”, destaca Quintino.
Na varanda foram colocados puffs, mesinhas laterais e um tacho, todos mobiliários da Ecoflame Garden – especializada em produtos para áreas externas, dispostos de maneira a melhor contemplar a vista do local.
“O enxoval das suítes também foi muito importante, pois conferiu aos espaços aconchego e um ar de casa, em contraponto ao visual mais urbano do apartamento. Tudo impecável”, complementa Amanda, que ainda elogia a Linea Home, que disponibilizou todas as peças e ainda realizou a preparação das camas, deixando tudo pronto para a visitação.
A decoração contou ainda com obras de arte expostas por todo o apartamento, todas de autoria ou curadoria da artista Sônia Carvalho. De acordo com os arquitetos, elas trouxeram mais vivacidade e pontos de cor para contrabalançar com as paredes brancas.
Produção ‘quase de novela’
O maior desafio apontado por Quintino e Amanda para decorar a unidade foi a pesquisa e curadoria de objetos para compor os ambientes. A disposição em detalhes, no final, foi resultado de um acervo montado com itens pessoais dos arquitetos e objetos garimpados de outras unidades decoradas do Ayra Pinheiros. “Foi quase um trabalho de produção artística, de cenografia. Mas, que no final deu tudo muito certo”, brincam.
Sobre o Ayra:
O Ayra é uma marca totalmente brasileira, criada e operada pela Greystar, que visa trazer ao país um novo conceito de qualidade de vida para o aluguel de médio e longo prazos. A empresa desenvolve e gerencia empreendimentos de alto padrão para locação entre três e 12 meses de duração, renováveis, com serviços premium incluídos e áreas comuns voltadas ao bem-estar e experiência de todos os residentes. Outros sete projetos da marca em andamento, localizados também em bairros nobres da capital paulista, com previsão de lançamento para os próximos anos.
Sobre a Greystar no Brasil:
A Greystar é líder global no mercado americano e está, atualmente, em 227 mercados. A incorporadora e gestora imobiliária chegou ao país já com oito projetos em andamento na capital paulista, voltados ao público de alto padrão. Ao todo, o aporte de recursos em todos esses empreendimentos supera os R$ 1,8 bilhão, com a participação de players reconhecidos no mercado nacional, como a Cyrela e a SKR.