O momento de receber visitas em casa é um dos favoritos de quem tem esse apreço! Com a chegada de amigos e familiares, a energia muda, tudo se torna mais vibrante e a confraternização é garantida. Quando a estadia é mais longeva, a arquitetura de interiores entra em cena para garantir a praticidade e o conforto no quarto de hóspedes.
Para a arquiteta Patricia Penna, à frente de seu escritório homônimo, a possibilidade de contar com um quarto de hóspedes assegura tanto a privacidade de quem é recebido, quanto dos anfitriões. Junto da arquitetura de interiores, ela menciona ser sempre gentil dispor de itens essenciais para a pernoite ou a estadia prolongada.
“De modo geral, é gentil oferecer toalhas de banho e rosto, lençóis, travesseiros e cobertores, além de itens de higiene pessoal”, enumera a profissional sobre aquilo que já pode ficar à disposição no dormitório. Idealmente, oferecer também um apoio para a mala e bolsa, bem como para as roupas é também importante. “É muito desagradável as malas ficarem no chão e as roupas amassadas”, avalia.
O poder da neutralidade no décor
Dentro do projeto residencial, ela afirma que não existe uma regra para determinar que a decoração do quarto de hóspedes deva acompanhar referências presentes nos demais. Com essa liberdade, a arquiteta sugere a aplicação de cores neutras tanto para o mobiliário, cortinas e o enxoval de cama. “Com essa base, podemos brincar com texturas presentes em tecidos como a camurça e o linho, além dos papéis de parede texturizados”, indica.Dormitórios temáticos
Ainda de acordo com a arquiteta, também é viável trabalhar com projetos inspirados na localidade da residência. Em casas de praia, montanha ou de campo, a presença de elementos naturais como a madeira, a palhinha e o linho se fundem com cores que remetem à natureza e ao ar livre.
Nesse contexto, em um dos projetos executados por Patricia Penna – uma casa de veraneio que possuía mais de um quarto de hóspede –, o projeto considerou um layout semelhante, como aplicado na arquitetura hoteleira, porém com a distinção de cores diferentes. Ambos receberam guarda-roupas abertos que permitiram um melhor aproveitamento da metragem do ambiente.
Quarto para mais de um hóspede
Para os casos de famílias que recebem convidados com frequência e no estilo temporada, a arquiteta pontua a necessidade de estudar e analisar o layout disponível no dormitório para entender como posicionar mais de uma cama dentro do ambiente. “O objetivo é não limitar a circulação e não entregar a sensação de um dormitório apertado”, detalha Patricia.
Outra possibilidade destacada pela profissional é empregar as bicamas, que também acomodam mais de um hóspede, ou alternativas como sofá-cama ou poltronas que, embora mais limitadas, atendem a mesma finalidade.
Sobre Patricia Penna
No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decorações no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais.
Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.
Patricia Penna Arquitetura & Design
Alameda Santos, 2326 – São Paulo | (11) 99792-0208
Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos | (12) 3209-9785
www.patriciapenna.arq.br
@patricia_penna_arquitetura