O Amira Cabral, novo lançamento da MDGP, em parceria com a Aurora Centennial, no bairro do Cabral em Curitiba, é um edifício que une arquitetura modernista, integração com a natureza e sustentabilidade em um só lugar.
Seu projeto arquitetônico, assinado pelo PSA Arquitetura, é inspirado no modernismo paulista com notas do neoclassicismo portenho. Pablo Slemenson, sócio-fundador do escritório, propõe uma arquitetura autoral e atemporal, que celebra a beleza natural e promove uma visão mais profunda, permitindo que as semelhanças simbólicas entre árvores e edifícios sejam percebidas.
Nessa abordagem, tudo é tratado como um todo harmônico e equilibrado, com as estruturas e a natureza se desenvolvendo juntas em harmonia. Além disso, ele adota conceitos plurais e fidelidade técnica, aplicando ideias tecnológicas e sustentáveis em toda estrutura.
Além disso, o projeto de interiores do edifício, criado pelo escritório curitibano de Jayme Bernardo, tem como essência a integração com a vegetação já existente no local e o bem-estar. O paisagismo, assinado por Marcelo Faisal, complementa essa integração fluida, propondo jardins internos e áreas verdes generosas para criar um ambiente acolhedor e em harmonia com a arquitetura modernista.
A escolha de espécies nativas e adaptadas ao clima local, aliada a soluções e materiais sustentáveis de drenagem e irrigação, além de pedras naturais, concreto, tecidos e madeira certificada, foram priorizados na composição dos espaços. Grandes panos envidraçados trazem as ideias propostas, do design de interiores e do paisagismo, para dentro das áreas comuns, estabelecendo uma conexão entre interior e exterior.
“Mantivemos o desnível entre a rua e o fundo do terreno, bem como as árvores do local, preservando assim o perfil natural do terreno. Aproveitamos essa oportunidade para transformar o primeiro subsolo em uma praça semienterrada com jardim central, de uma forma que as vagas dos carros funcionam em volta dele e são cobertas pelo jardim do térreo.
A luz penetra através desse jardim, que se integra com o primeiro subsolo e com o térreo, criando assim uma incrível iluminação natural para um dos estacionamentos mais charmosos da cidade”, comenta Slemenson. O resultado é uma construção que valoriza a conexão junto à natureza e proporciona bem-estar aos moradores, além dos espaços serem práticos, elegantes e agradáveis.
A cereja do bolo do edifício será uma instalação artística assinada pelo Estúdio Campana, uma gentileza urbana expressiva para a cidade de Curitiba. Também, o empreendimento está inscrito para a Certificação GBC Condomínio, da organização Green Building Brasil Council, reforçando o compromisso da incorporadora com a preservação da natureza. Ele será entregue com eficiência energética e conforto para os moradores.
O Amira reunirá arquitetura de qualidade, design de interiores inspirador e paisagismo integrado em um projeto único. Com foco na sustentabilidade e no bem-estar dos moradores, se destacando como uma nova referência em Curitiba.