5 recursos que otimizam e garantem praticidade no décor de interiores

Para resolver questões da vida cotidiana dos moradores, arquiteta Mari Milani compartilha soluções que desenvolveu e afirma que é sempre possível entregar soluções diferentes e eficazes nos projetos de reforma

5 recursos decor 1 jpg 5 recursos que otimizam e garantem praticidade no décor de interiores

Na arquitetura de interiores, a individualidade e personalização são condições que regem a elaboração dos projetos. “Ainda que possamos aplicar as boas ideias em situações semelhantes, considero fundamental adaptá-las ao jeito de ser do cliente e as características do local, e não o oposto”, reflete a experiente arquiteta Mari Milani.

Para chegar nas criações que desenvolve nas reformas, ela reforça que é preciso compreender a dinâmica de vida do morador e as minúcias do que fará sentido em suas vidas. “Quando não existe essa imersão entre profissional de arquitetura e proprietário do imóvel, corremos o risco de sermos lembrados por não ter encontrado a maneira que resolveria sua existência. E eu, prefiro, obviamente, participar da satisfação por ter deliberado aquilo que faz a diferença”, enfatiza.

1 – Cristaleira embutida na parede

Diante dos anseios do proprietário do imóvel, não raro acontece, na cabeça da arquiteta, o desafio de como melhor encaixá-los no projeto – principalmente quando o impasse está na área disponível. Nesse apartamento, o dilema estava na cristaleira, que, em via de regra, não caberia na sala de estar.

Inventiva, nessa sala de estar, a arquiteta Mari Milani aproveitou a espessura, que seria da parede, para dar espaço à cristaleira que recebeu taças, copos e objetos decorativos. A definição foi perfeita para não ocupar a área com um móvel solto | FOTOS: Julia Herman

Obstinada, Mari viu que o caminho estava na divisão dos ambientes: o interior da parede proveu o espaço necessário para uma cristaleira embutida. “Foi um procedimento relativamente simples, mas que só aconteceu por ter sido previsto desde o planejamento na planta”, recorda-se ela que adora o recurso por liberar espaço e, ao mesmo tempo, oferecer a mesma aplicabilidade do móvel solto.

2 – Bancada da pia com duas cubas

O projeto conta com uma bancada ampla com cooktop, armários, lava-louças e um depurador. As atividades se tornam mais práticas com a cuba dupla e a torneira que as abastecem | Projeto: Mari Milani Arquitetura | FOTO: Julia Herman

Para aquelas famílias que adoram cozinhar, o ambiente precisa ser ainda mais bem preparado. E pensando no volume de louças e outros itens a serem lavados na pia, nesse projeto a arquiteta otimizou a bancada para inserir duas cubas acompanhadas por uma torneira que serve os dois vãos.

3 – Gavetão para fruteira na cozinha

Ao chegar da feira ou do hortifruti, o espaço para guardar frutas e legumes não necessariamente precisa ser, única e exclusivamente, a geladeira. “Até porque nem sempre a capacidade do eletrodoméstico é suficiente para o volume consumido pelos moradores. E sem contar que alguns itens, como a banana, não são refrigerados”, avalia a arquiteta.

Nessa cozinha, três gavetões foram destinados para acondicionar frutas e legumes de uma forma discreta e sem interferir na durabilidade e saudabilidade dos alimentos. O segredo está no acabamento palhinha instalado na frente de cada uma. “Esse elemento vazado pode ser de outros materiais e deixa o espaço ainda mais charmoso”, diz a arquiteta Mari Milani | FOTO: Julia Herman

Mas onde assegurar o espaço para a famosa fruteira? Nesse projeto, sua resposta foi direcionada para a marcenaria com os gavetões na parte inferior dos armários. “O recurso deixa a cozinha sempre organizada”, complementa.

4 – Gavetão de roupa suja no banheiro

Seguindo nas múltiplas funcionalidades de um gavetão – que possui uma área generosa quando comprado com uma de medidas padrões –, no banheiro ele também agrega encargos interessantes! Para acomodar as roupas sujas, em um de seus projetos, a profissional resolveu a questão com duas gavetas, também com o fechamento palhinha, na marcenaria presente na suíte do casal.

Com gavetões no inferior da marcenaria sob medida do banheiro, a arquiteta Mari Milani investiu na palhinha como revestimento que garante a circulação do ar dentro do móvel. O recurso garantiu um ambiente com tudo em ordem, sem deixar de lado a sofisticação e o bom gosto | FOTO: Julia Herman

“Com a ventilação proporcionada pelo material, evitamos o odor desagradável das peças quando ficam em um local fechado”, relata. Junto com a solução que deixa o ambiente sempre ordenado, Mari atendeu outra demanda no projeto: a lavanderia compacta que ficou com os eletros e itens que realmente importam para o espaço disponível.

5 – Composteira na varanda

O recurso da composteira permite o reaproveitamento do lixo orgânico que, por sua vez, se transforma em adubo natural para jardins, vasos e hortas. O móvel acomoda, com precisão, toda sua estrutura, além de deixar o ambiente estruturado e clean | Projeto: Mari Milani Arquitetura | FOTOS: Julia Herman

É cada vez mais comum a inserção de recursos sustentáveis dentro do décor e, aproveitar o espaço da varanda para intervenções nesse sentido. Ao acolher o pedido da moradora, que era o de ter uma composteira na varanda, a arquiteta executou um móvel sob medida que oculta sua estética, mas que é facilmente acessada pela portinhola.

Sobre a arquiteta Mari Milani

Formada em arquitetura e urbanismo em 2009, pós-graduada em master arquitetura em 2012, com mais de 300 projetos realizados em lares e negócios, Mari Milani está sempre presente nas maiores feiras e eventos de design do mundo acompanhando e trazendo as últimas tendências de mercado para seus clientes.

Para ela, a construção de um ambiente transformador vai além de erguer paredes e distribuir cômodos; é a habilidade de criar um espaço que reflita a personalidade e os sonhos de cada cliente, pensando sempre no conforto e segurança. Cada projeto é uma oportunidade de criar sensações diferentes e únicas, seja por meio da iluminação, do formato ou da decoração.

www.marimilani.com

@marimilani_arquiteta

R. Marina Jacomini, Nº 57 – Santa Paula, São Caetano do Sul – SP

Sair da versão mobile